
De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, em 2020, houve um aumento de 20% na coleta de resíduos provenientes da coleta seletiva quando comparados um mesmo período de 2019. Entre março e dezembro de 2019, foram coletadas 61.4 mil toneladas de resíduos na coleta seletiva, já em 2020, foram coletadas 73.3 mil toneladas, ou seja, 11,8 mil toneladas a mais.
Esta elevação deve ser decorrente de uma maior adesão dos paulistanos à reciclagem durante o período de pandemia, levando em consideração uma possível maior geração de embalagens e de refeições realizadas em casa.
A cidade de São Paulo conta com 115 ecopontos onde a população pode fazer o descarte de material reciclável. Também são mantidas as centrais mecanizadas de triagem Carolina Maria de Jesus, na Vila Sabará, e Ponte Pequena, na avenida do Estado.
Empresas coletoras e programação
Duas empresas, Loga e Ecourbis, cobrem 76% das vias, nos 96 distritos da capital. Diariamente, o volume de material reciclável enche 72 caminhões. Uma mega estrutura operacional que inclui 6 mil funcionários.
A Loga atende as seguintes localidades: Butantã, Casa Verde, Freguesia / Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Vila Maria/Vila Guilherme, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Perus, Sé e Santana/Tucuruvi. O site para acessar o cronograma de coleta é o seguinte: <https://www.loga.com.br/new_map.htm> Clique no endereço ao lado para pesquisar dias e horários de coleta.
A Ecourbis, por sua vez, é responsável pelas seguintes regiões: Cidade Ademar, Aricanduva/Formosa/Carrão, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Itaim Paulista, Jabaquara, M'Boi Mirim, São Miguel Paulista, Parelheiros, Santo Amaro, Sapopemba, São Mateus, Parelheiros e Vila Prudente. Acesse <https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html> para saber os dias e horários de coleta.
Com informações da Prefeitura de São Paulo.