Inclusão de pessoas com deficiência pela Educação
Nesta quinta-feira, dia 15, o vereador Eli Corrêa participou de Audiência Pública virtual para debater garantias do direito à Educação das pessoas com deficiência na pandemia, na perspectiva da Educação Inclusiva e dos direitos correlatos. O evento online contou com a participação de diversos representantes que deram contribuições importantes sobre muitas questões que envolvem os deficientes de diversas idades especialmente as crianças.
"Por caminhos que eu não determinei, mas aconteceram, tenho a oportunidade de estar envolvido com muitas pessoas com diversas deficiências", pontua Eli. Como membro da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes o vereador recorda que há décadas os muitos pedidos de ajuda de pessoas com deficiência de diversas regiões do País o motivaram a coordenar ações sociais, eventos beneficentes para amenizar as dificuldades desta população.
Para Eli, estar no parlamento paulistano neste momento é uma oportunidade de ampliar as ações em favor também dos deficientes. "As dificuldades que os deficientes enfrentam não são problemas apenas deles, mas de todos nós. Temos de estar atentos para que eles possam ter seus direitos garantidos", ressalta. Os participantes da Audiência Pública destacaram o impacto da pandemia no aprofundamento de alguns problemas que atingem esta população.
VISÃO AMPLA
As demandas das pessoas com deficiência precisam ter soluções pensadas de modo intersetorial, isto é, todos os setores devem contribuir para que as propostas não fiquem apenas na teoria ou tenham uma execução falha. Conduzida pelo vereador Celso Giannazi, os debates tiveram as contribuições de Sandra Ramalhoso, coordenadora da Pastoral da Pessoa Com Deficiência, Maria Dias, assistente social e mãe de uma criança com deficiência, Rosemary Vicari, fonoaudióloga e professora de educação especial na rede municipal de ensino, Luciene Cavalcante da Silva, educadora e supervisora na rede municipal de ensino, professora Luciana Viegas, ativista e integrante da Abraça (Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas), Silvia Grecco, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vinícius Alves Schaefer, secretário-adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Minea Paschoaleto Fratelli, secretária-adjunta de Educação, Berenice Giannella, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Renata Flores Tibiriçá, defensora pública do Estado de São Paulo, João Paulo Faustinoni, promotor de Justiça e integrante Grupo de Atuação Especial de Educação do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Assista a íntegra da Audiência no YouTube:
<http://bit.ly/15abr2021_AudienciaVirtual_EducacaoInclusiva>
Com informações da Câmara de Vereadores de São Paulo.